Universidade de Coimbra atribui Honoris Causa a Xeque dos EAU

A Universidade de Coimbra honrou, recentemente, o Xeque Sultan bin Muhammad al Qasimi, membro do Conselho Supremo e Governador de Sharjah, com um doutoramento honorário “pelos méritos de sua ciência, trabalho literário, cultural e humanitário, e pelo seu muito vasto conhecimento da presença portuguesa na Ásia e no Médio Oriente”.

O distinto Honoris Causa da Universidade de Coimbra junta-se ao portfólio de certificados académicos e honorários do Chefe de Governo de Sharjah, o terceiro maior estado dos Emirados Árabes Unidos (EAU), atribuídos pelos centros científicos e culturais mais significativos do mundo.

“Sinto-me verdadeiramente honrado por receber o prestigioso doutoramento honoris causa da Universidade de Coimbra, a universidade líder em Portugal e uma das universidades mais antigas da Europa. Vou estimar essa distinção para sempre”, disse o Xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi no seu discurso de agradecimento.

Esta não é a primeira visita a Portugal do chefe máximo do Emirado de Sharjah. A procura de manuscritos autênticos, mapas, livros e outros documentos relevantes levou-o ao Porto, onde passou algum tempo na Biblioteca Municipal da cidade, examinando o diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia. Mais recentemente, há cinco anos, a Academia de Ciências de Lisboa elegeu-o para membro da Academia.

Artigos Relacionados: