Uma nova geração de líderes está a mudar Moçambique

Quebrar o ciclo que perpetua a ausência da mulher na escola, nas empresas e nos lugares de decisão em Moçambique. É a isto que a Girl MOVE Academy se propõe contribuir.

Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, mas também é um país com imenso potencial. Tem uma população muito jovem, onde as mulheres com menos de 30 anos representam cerca de 37% dos 28 milhões de habitantes. Cerca de 50% das raparigas casa ou tem o primeiro filho antes dos 18 anos e apenas 1% das raparigas chega ao Ensino Superior. É por acreditarmos no efeito multiplicador da rapariga, que estamos a investir na formação de uma nova geração de líderes no feminino, comprometidas em contribuírem para o desenvolvimento de Moçambique, um país com uma forte ligação a Portugal.

Fazemo-los através de redes humanas de capacitação e de um movimento de vida, composto por empresas e organizações que partilham o nosso sonho.

Somos inspirados e alicerçados em vários parceiros nacionais e internacionais, que nos permitem apresentar um Programa de Liderança e Empreendedorismo Social de excelência – O CHANGE, desenvolvido em Nampula, Norte de Moçambique, desde 2013.

O CHANGE é um programa dirigido a mulheres moçambicanas licenciadas/mestres entre os 20 e os 30 anos que tenham vontade e potencial para serem agentes de mudança, líderes do amanhã. Tem a duração de um ano com três etapas: “lead self”, “lead with others” e “change the world”. A metodologia inovadora do CHANGE baseia-se na liderança pelo serviço. As Girl Movers, participantes do CHANGE, são mentoras de jovens moçambicanas mais novas, as Mwarusis, meninas entre os 12 e os 15 anos, residentes em bairros vulneráveis de Nampula. Esta metodologia de mentoria em cascata, com base nos modelos de referência, é o que caracteriza a Girl MOVE Academy! Diferenciamo-nos pela transformação que geramos na vida da Girl Mover, que aceita o desafio de se transformar, transformando a vida de tantas outras jovens moçambicanas.

Na última etapa do programa, as Girl Movers têm oportunidade de, durante dois meses, fazer um Estágio de Vida personalizado em Portugal, em empresas de topo e organizações de inovação social, o que lhes permite, para além da abertura de horizontes, ganhar experiência profissional e formação académica, desenvolver uma rede de contactos e contactar com projetos sociais inovadores.

Nesta que é a 3.ª Edição dos Estágios de Vida, contamos com uma rede de 28 empresas que investiram no Estágio de Vida (EV) de, pelo menos, uma Girl Mover. No que diz respeito à 2.ª parte do EV, temos uma rede com mais de uma centena de Impact Builders, comprometidos em mostrar às Girl Movers as ideias e modelos de negócio mais inovadores.

Atuando como agente de inovação, a Girl MOVE Academy tem conseguido testar diferentes metodologias e instrumentos, de forma a sistematizar as melhores estratégicas para efetivamente quebrar o ciclo de pobreza.

Trabalhamos orientados para resultados. No CHANGE, a taxa de empregabilidade de carreiras com impacto é de 80%, e no que diz respeito ao projeto Mwarusi, trata-se de uma intervenção com 2400 meninas, cuja taxa de maternidade infantil desceu dos 40% para os 0,4% e a taxa de transição escolar atingiu os 80%, contrastando com os 24% de taxa nacional.

Somos inspirados pela garra e resiliência da Mulher Moçambicana e é por ela e para todos os que acreditam no valor da Mulher como fator multiplicador no desenvolvimento da sociedade, que dedicamos o nosso trabalho. Faça parte deste movimento de vida que potencia o talento no feminino!

Por: Alexandra Machado, fundadora e diretora executiva da Girl MOVE

Artigos Relacionados: