Transformação digital em Portugal: estamos preparados?

Estamos num altura em que que a transformação digital faz parte dos desafios que as empresas portuguesas precisam de ultrapassar. Há em Portugal um cada vez maior número de empresas a fazer este processo acontecer e a transformar os seus negócios; inclusive, Portugal revelou-se como um dos países europeus com maior maturidade na transformação digital em 2018, segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies.

Este estudo mostra que apesar do implacável ritmo de interrupção, os programas de transformação digital de muitas empresas ainda se encontram em fase inicial. Ainda são 73% dos líderes empresariais na região EMEA que admitem que a transformação digital deve ser mais difundida em toda a organização. Portugal apresenta-se otimista com 94% das empresas portuguesas a admitir que acreditam que irão responder às solicitações dos seus clientes dentro de cinco anos sem qualquer interrupção, face aos 51% das empresas da região da EMEA.

O estudo revelou que os mercados emergentes são os mais maduros digitalmente e, em contraste, os mercados desenvolvidos como a França e o Japão estão a ficar para trás. Os mercados emergentes estão mais confiantes na sua capacidade de antecipar, de forma disruptiva, as necessidades do mercado, e neste contexto Portugal contraria a tendência, uma vez que é dos países mais maduros na transformação digital na EMEA.

Face aos resultados obtidos no último Índice de Transformação Digital, cabe à Dell Technologies lembrar às empresas portuguesas de que num futuro não muito distante as organizações irão necessitar de se tornarem digitais, e infelizmente em Portugal ainda há um número considerável de empresas a terem que percorrer um longo caminho para que sejam digitais. Estas devem começar o quanto antes, e de forma pensada, uma vez que as organizações necessitam de modernizar a sua tecnologia para não perderem oportunidades e para participarem por completo na transformação digital.

Hoje, as empresas deparam-se com desafios cada vez maiores, nomeadamente com uma crescente competitividade global, e a tecnologia pode claramente ser uma ajuda para liderarem esta mudança. O evento Dell Technologies Fórum representa, neste contexto, uma oportunidade para reunir todos os parceiros e clientes da empresa para que juntos tornem o tecido empresarial português mais tecnológico, uma vez que é impossível estar sozinho em tecnologia, o mundo de hoje é colaborativo.

Há uma necessidade crescente de priorizar os investimentos que apoiem a transformação futura, focando principalmente na foça de trabalho, segurança e TI. As empresas devem começar o quanto antes a promover as suas competências e talentos digitais internos, através de formações para os colaboradores.

Em Portugal já se sente um otimismo generalizado e confiança na transformação digital, sendo que já são 10% as empresas portuguesas líderes digitais no nosso país, face aos 5% a nível global. A transformação digital em Portugal já se encontra em curso e já são poucos os empresários que acreditam estar atrasados face aos concorrentes.

Por: Gonçalo Ferreira, general manager da Dell Technologies em Portugal, e Isabel Reis, managing director enterprise da Dell Technologies em Espanha e Portugal

Artigos Relacionados: