SEAT e Vhils num roteiro cultural de arte urbana

SEAT Art Cities – Curated by Vhils é o mais recente projeto, de âmbito nacional, entre a SEAT e o artista Alexandre Farto aka Vhils, no território de arte urbana em Portugal. O kickoff do projeto ocorreu no passado dia 28 de maio, mas foi durante o NOS Primavera Sound no Porto que os cinco artistas que compõem o grupo mostraram em tempo real as suas obras de arte. Tamara Alves, AkaCorleone, BEK, André da Loba e a dupla Draw&Contra construíram um mural que pôde ser apreciado pelas cerca de 75 mil pessoas de 50 nacionalidades diferentes, que participaram no festival de música.

Para Tamara Alves, “mais do que fazer o que gosto, foi fazê-lo enquanto troquei sorrisos, revi amizades, recebi abraços e senti que fiz parte do que faz o Primavera Sound ser um dos melhores festivais de sempre. Pintar torna-se fácil assim”. Já AkaCorleone considera que “trabalhar rodeado de boa música e bons artistas só me motiva a fazer algo melhor, é o ambiente perfeito para criar algo divertido e que chame a atenção das pessoas que passam”.

BEK também achou a experiência muito especial, destacando que “pintar no Primavera Sound Porto rodeado por toda aquela energia contagiante, que a música consegue gerar nas pessoas, foi uma experiência fantástica. A oportunidade de poder levar um pouco do meu trabalho a um lugar especial e encantador como o festival é uma sensação incrível”.

Mais reservado, André da Loba afirma que, “embora seja um caos trabalhar com tanta gente à volta, foi muito interessante ir ouvindo os comentários de surpresa de cada vez que retirávamos os stencils da tela e revelávamos uma nova camada da peça”. Da dupla Draw&Contra, Frederico Draw destaca que “estar no Nos Primavera Sound naquele ambiente de festa onde a música predomina e conseguir associá-la ao nosso processo criativo foi, de facto, uma experiência interessante”, enquanto Contra Rua considera que “o Nos Primavera Sound foi a banda sonora ideal para a nossa intervenção”.

De julho deste ano a março de 2020, o projeto SEAT Art Cities – Curated by Vhils vai passar pelo Porto, Lisboa, Aveiro, Braga e Carvoeiro, onde cinco obras de arte urbana vão surgir pelas mãos destes artistas, criando um roteiro cultural e de lazer que poderá ser visitado por qualquer pessoa.

“Este itinerário nacional de arte urbana comprova, uma vez mais, a nossa ligação ao território da cultura. A parceria com o artista de arte urbana Vhils reafirma os valores de inovação, liberdade e criatividade que a nossa marca defende”, refere Teresa Lameiras, diretora de marketing & comunicação da SEAT Portugal.

Artigos Relacionados: