São Paulo – A biografia


Um intelectual equiparável a Platão, Aristóteles ou Séneca é como um dos teólogos mais influentes da atualidade, o antigo bispo anglicano Nicholas Thomas Wright, descreve o apóstolo nesta reconstrução da vida e do pensamento de Paulo na biografia definitiva, que agora chega às livrarias, lançada pela Dom Quixote.

São Paulo guia o leitor pela vida do antigo perseguidor de cristãos que, após a conversão, pregou a mensagem revolucionária do evangelho da salvação e deixou um legado visível até hoje. N. T. Wright não apresenta o retrato de um teólogo impassível ou de um evangelista implacável, mas a história de uma personagem complexa, multifacetada e que considera um dos maiores líderes da história da humanidade.

Embora o apóstolo que “viu a luz na Estrada de Damasco” e se transformou de um zeloso fariseu perseguidor de cristãos em devoto adepto de Jesus, seja um dos mestres da Igreja primitiva mais citados, é, segundo o autor, pouco compreendido. Wright alega que se presta demasiada atenção às cartas de São Paulo e à sua teologia e que se tem negligenciado o sentido da vida do homem e a extrema improbabilidade do que alcançou. Daí que proponha uma nova abordagem e chame a atenção para o homem que sobreviveu a tentativas de assassinato, ao cárcere e a naufrágios, enquanto criava a linguagem e os conceitos que traduzissem com maior fidelidade aos gentios a história de Jesus.

T. Wright celebra a humanidade de São Paulo e explica que é ela que melhor permite contextualizá-lo e compreendê-lo, e em última análise apreciar os novos paradigmas que criou para entendermos Jesus.

Artigos Relacionados: