Robô da Capgemini promete surpreender na “Leadership Summit Portugal”


O Grupo Capgemini foi uma das primeiras organizações no seu setor a apoiar o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial que não apenas permitissem processar e analisar dados, mas fazer uso da potente informação por “detrás” de tanta informação.

No início de 2016, durante uma reunião entre diretores de inovação, a área de marketing do Grupo Kiabi e os gestores do laboratório de inovação da Capgemini – fundado já em 1995 e hoje designado por Applied Innovation Exchange –, abriram-se as “portas do futuro”.

“Os nossos clientes vêm aqui para trabalhar connosco em avanços tecnológicos que podem ajudá-los a transformar ou a resistir a novas formas de concorrência. Como, por exemplo, nos últimos anos, as tendências de uberização”, afirma Jean-Claude Guyard, responsável pelo laboratório de França.

Uma inovação era precisamente o que a Kiabi procurava para aumentar o atendimento nas suas lojas, passando por adquirir uma nova imagem, mais moderna, mais divertida e descontraída do que a que tinha. É então que é apresentada uma novidade: a robô Pepper.

Fruto de uma parceira entre a Capgemini e uma startup francesa, a Aldebaran, “nascia” uma robô humanoide que tinha tudo: é emocional, divertida, engenhosa e, acima de tudo, completamente nova. “A robô tem três missões possíveis: receção, conversação e análise de dados. Como primeiro passo, a Kiabi deu prioridade às duas primeiras e transformámos a Pepper na primeira robô lojista que recebe os clientes na loja”.

A verdadeira originalidade da Pepper passa por uma ampla gama de cores dos olhos: verdes quando processa, azuis quando escuta, escurecem em caso de tristeza e adotam tons mais vívidos para expressar satisfação. “Sentimentos” também incluem gestos e sons. Por exemplo, quando a Pepper reconhece um cliente habitual – acedendo a uma plataforma de CRM e ao histórico de cliente –, expressa a “sua alegria” levantando os braços e com base no seu histórico apresenta as melhores ofertas do dia.

No próximo dia 01 de outubro, no Casino Estoril, a Pepper vai estar no palco da Leadership Summit Portugal para ajudar-nos a descobrir mais informação sobre o fascinante mundo da Inteligência Artificial.

Consulte AQUI o programa completo do evento.

Bilhetes à venda AQUI.

Artigos Relacionados: