Revelada a startup portuguesa que irá competir na final do “Chivas Venture”

O projeto português SPEAK irá juntar-se a algumas das melhores startups do mundo, após ter ganho a final portuguesa do Chivas Venture 2019 – uma competição internacional que atribui todos os anos um fundo de um milhão de dólares a startups que aliam lucros a um objetivo, com um impacto positivo no mundo.

Hugo Aguiar, fundador do SPEAK, irá em maio para a The Next Web Conferece, em Amesterdão, com o objetivo de competir por uma parte do fundo de um milhão de dólares da marca de whisky escocês Chivas Regal. Vinte empreendedores sociais de topo de todo o mundo estarão frente a frente na capital holandesa para disputar um lugar no pódio, dos cinco melhores, e terão oportunidade de apresentar a sua startup, sob a forma de pitch, a um painel de jurados e uma plateia ao vivo.

O SPEAK foi criado com o objetivo de resolver o problema da exclusão social de migrantes. Trata-se de um programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais, onde qualquer um se pode voluntariar para ensinar uma língua e cultura do seu conhecimento, em troca da participação como aluno de uma nova língua e cultura.

“Neste momento, estamos a tentar escalar o SPEAK e torná-lo o mais ágil e replicável possível. Vencer este prémio traz-nos credibilidade e visibilidade, o que poderá aumentar o interesse em pessoas que querem abrir o SPEAK na sua cidade, mas também em organizações que podem ajudar essas pessoas interessadas em abrir o SPEAK na sua cidade”, afirmou Hugo Aguiar, após ser anunciado como vencedor da final nacional do Chivas Venture.

A Chivas juntou-se ao maior festival de tecnologia da Europa, a The Next Web Conferece, para acolher, pelo segundo ano consecutivo, a final global do Chivas Venture, no próximo dia 09 de maio. O festival proporciona aos finalistas da competição um palco internacional através do qual poderão partilhar as suas ideias de negócio que pretendem mudar o mundo e destacar as causas que os motivam.

Antes da final internacional, os 20 empreendedores irão fazer parte de um programa de aceleração a ter lugar no The Conduit – um estabelecimento em Londres que acolhe uma comunidade diversificada de pessoas apaixonadas pela mudança social. O programa de três dias, em março, permitirá aos finalistas interagir em sessões de coaching one-to-one e desenvolver atividades de networking para ajudar a elevar os seus negócios.

Artigos Relacionados: