Presidente da República recebeu futuras líderes moçambicanas

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu no Palácio de Belém 31 jovens moçambicanas da Girl MOVE Academy que estiveram em Portugal a fazer Estágios de Vida. Durante o encontro, o chefe de Estado português deixou uma mensagem inspiradora, destacando a responsabilidade que cada uma das Girl Movers tem em Moçambique e da importância da mulher moçambicana na mudança e desenvolvimento positivo e sustentável do mundo.

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu atentamente os testemunhos das Girl Movers que agora regressam a Moçambique. Estas futuras líderes moçambicanas tiveram assim a oportunidade de dar o seu testemunho e de cada uma explicar de que forma os Estágios de Vida em Portugal estão a ser importantes para concretizarem o seu plano de carreira com impacto em Moçambique.

Durante dois meses, estas Girl Movers estiveram em Portugal a realizar estágios em grandes empresas e organizações de inovação social. Ganharam mundo, mas levaram também mundo até Portugal, numa permuta de competências e vivências sociais e intelectuais valiosas, como é o caso dos planos de impacto que algumas das empresas onde estagiaram estão já a desenvolver, fruto desta parceria com a Girl MOVE Academy. As jovens tiveram ainda a oportunidade de realizar atividades em projetos sociais, formação em contexto laboral, ações de coaching e de liderança.

Antes de virem para Portugal, as 31 jovens, licenciadas pelas melhores universidades de Moçambique, frequentaram durante um ano, em Nampula, a 3.ª edição do programa CHANGE, da Girl MOVE Academy. Um programa avançado de liderança e empreendedorismo social que está a formar uma nova geração de líderes no feminino e que ambiciona contribuir para o desenvolvimento de Moçambique.

Artigos Relacionados: