Portugueses de todas as gerações estão a tornar Portugal mais digital


Nos últimos dois anos os portugueses tornaram-se mais digitais. Dos quase oito milhões que utilizaram a Internet, quase quatro milhões já utiliza serviços digitais do Estado, faz compras através da Internet ou utiliza a banca online. Por outro lado, o número de pessoas que nunca utilizou a Internet tem vindo a diminuir, estimando-se que esteja já abaixo dos dois milhões de portugueses. A falta de conhecimento sobre as vantagens dos serviços digitas e como usar a Internet continua a ser apontada como a principal razão pela qual tantos portugueses ainda não usam a Internet ou o fazem de forma básica.

O MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, lançado há dois anos e que conta hoje com mais de 30 entidades parceiras entre grandes empresas, a academia e o Estado português, tem sido uma das mais ativas iniciativas de promoção da utilização da Internet em Portugal e que mais tem contribuindo para que sejamos uma sociedade mais inclusiva e participativa. Desde a sua fundação, o MUDA impactou mais de 1,6 milhões de portugueses de todas as gerações e pretende continuar a impactar muitos mais.

O MUDA tem sido responsável, nos seus dois primeiros anos de atividade, pela realização de várias iniciativas destinadas a comunicar aos cidadãos as vantagens de usar a Internet e para incentivar a sua utilização. Para tal, esteve presente em mais de 30 emissões em direto de programas de grande audiência da TVI, SIC e RTP, dando exemplos concretos de como usar a Internet no dia-a-dia numa linguagem acessível a todos os públicos.

Em outubro de 2018, o MUDA lançou o MUDA num Minuto – um programa de televisão transmitido, diariamente, no jornal da manhã do canal público de televisão RTP1 e RTP3 com sugestões de como a vida quotidiana portuguesa pode ser mudada com o uso da Internet. Foram já emitidos 160 programas, sendo que passou também a estar disponível na RTP Play e nas redes sociais do MUDA, assim como foi, entretanto, lançada uma versão para a rádio na Antena1, também em formato diário.

O MUDA apostou ainda no desenvolvimento de um roadshow nacional onde milhares de portugueses tiveram a oportunidade de assistir às aulas sobre as vantagens de como usar a Internet; receber suporte personalizado – incluindo uma avaliação da expertise digital e recomendações para o uso de serviços digitais –; experimentar novas tecnologias, como a realidade virtual e aumentada; e foi ainda possível fazer a ativação da Chave Móvel Digital neste espaço. O Roadshow MUDA já visitou 30 cidades de Braga a Faro e continua a percorrer todo o país com uma presença muito dinâmica e interativa.

Outra iniciativa inovadora do MUDA foi a implementação da rede nacional de jovens voluntários que foram desafiados a ajudar o seu círculo familiar a ser mais ativo digitalmente. Com mais de mil voluntários a nível nacional – sendo que são esperados muitos mais no próximo ano letivo –, foi lançado o novo projeto MUDA na Escola, uma iniciativa que disponibiliza aulas a seniores sobre como usar a Internet no dia-a-dia. Esta formação é disponibilizada por jovens voluntários em 18 escolas secundárias nesta fase piloto, esperando-se que muitas mais escolas venham a disponibilizar esta formação no futuro. A interação entre gerações tem particular significado para a comunidade, sendo esta iniciativa um regresso informal dos adultos às salas de aula. Em breve, serão também lançados o MUDA na Aldeia, um projeto semelhante ao MUDA na Escola, mas que terá lugar em pequenas aldeias onde não existem escolas secundárias e, por isso, as ações de formação terão lugar em juntas de freguesia.

Já em 2019, foi lançado o MUDAR É GANHAR, um concurso promovido pelo MUDA que sorteou um Volkswagen T-Roc e mais de 5000 prémios entre vales de combustível, cultura e tecnologia, cinema, informação e estadias. Foram sorteados dois prémios por hora durante mais de três meses entre os portugueses que participaram no concurso – bastava ser cliente dos serviços digitais das entidades aderentes e receber um código de participação por cada serviço de cada empresa. As entidades aderentes são empresas que diariamente disponibilizam os seus serviços a milhões de portugueses tais como a banca, seguros, saúde, telecomunicações, turismo e retalho, entre outros. Esta terá sido, provavelmente, a maior campanha com múltiplas empresas alguma vez realizada em Portugal. Mais de 1,6 milhões de portugueses interagiram com o site do concurso entre janeiro e abril de 2019.

Por último, mas igualmente importante, o MUDA deu ainda um contributo relevante através do desenvolvimento do plano de ação Digital by Default, assente num conjunto de recomendações para alteração da legislação que permita retirar os obstáculos normativos que impedem um maior nível de desmaterialização na relação entre empresas e consumidores, bem como na relação entre empresas e o Estado. Desta forma, este plano de ação assenta em três eixos: comunicações eletrónicas by default; digitalização dos arquivos e implementação de ID eletrónico comum para o estado e empresas – a Chave Móvel Digital.

O contributo que o MUDA está a dar a Portugal é inequívoco. Mais de 1,6 milhões de portugueses conhecem ou participaram em iniciativas MUDA, segundo um estudo recentemente realizado pela GFK, mas há ainda um longo caminho a percorrer e temos de continuar a lutar por um país mais avançado, inclusivo e digitalmente ativo.

Por: Alexandre Nilo Fonseca, diretor executivo do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa

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