O peso de um talento

Das civilizações mesopotâmicas à Roma Antiga, o talento era usado diariamente como unidade de peso para grandes quantidades de massa, com o mesmo valor aceite por vários povos. Alguns séculos depois, e com a palavra talento a ganhar uma nova aceção, acreditamos, na Teleperformance, que o nosso investimento no talento passa, também, por conseguir chegar a pessoas de diferentes culturas e por fazer dele um eixo central na nossa atuação diária. Assente numa lógica multicultural, a Teleperformance Portugal reúne dez mil colaboradores de 82 nacionalidades, falantes de 35 idiomas. Este é o nosso desafiante ponto de partida para a gestão de talento.

O talento tem, para nós, uma importância enorme e a sua gestão assume-se, naturalmente, como uma prioridade numa empresa com um número tão elevado e diversificado de colaboradores. O retorno desta aposta constante no desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores tornou-se óbvio: se formos apaixonados pelo nosso trabalho, conseguimos transformar essa paixão num trabalho de excelência para os nossos clientes e cumprir as metas a que nos propomos.

Em 40 anos de atuação, adequámos esta máxima aos vários mercados em que nos implantámos e fomos afinando o nosso conhecimento neste âmbito. Desenvolvemos uma estratégia permanente de motivação e de retenção dos colaboradores e fizemos da inovação contínua uma bandeira na implementação de boas práticas em Recursos Humanos. Esta linha de pensamento concretiza-se de formas distintas.

A montante, dedicamo-nos à organização de programas de formação de qualidade, que preparem, com as ferramentas certas, os nossos colaboradores para os desafios que vão encontrando ao longo da sua atividade. Neste contexto de iniciativas positivas de desenvolvimento profissional, surgem o “LeAP”, o nosso management trainee program, com uma base internacional que oferece uma experiência única na entrada no mundo da gestão; o “Jump!”, programa que identifica e prepara os colaboradores com grande potencial para se assumirem como líderes; ou os prémios “Top Performer”, parte do programa de reconhecimento da empresa.

Numa segunda fase, a do desenvolvimento do trabalho, reflete-se aqui a nossa preocupação em proporcionar infraestruturas de qualidade e um muito rico conjunto de programas internos – ao nível do desporto, da cultura, da responsabilidade social ou lazer, para um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam verdadeiramente integrados.

Por: Armindo Ribeiro, chief corporate development officer da Teleperformance

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