Nestlé, RFM e Rádio Comercial são as marcas com melhor reputação no país

O Reputation Institute acaba de revelar o RepTrak 2019, no qual apresenta o ranking das marcas com melhor reputação em Portugal. Nestlé, RFM e Rádio Comercial ocupam os primeiros três lugares da lista de cinquenta empresas que constituem o ranking e que se destacam por ter uma avaliação superior a 83 pontos. No primeiro lugar encontra-se a Nestlé, que se destaca pela força da dimensão “Produtos e Serviços”.

No Top 10 constam ainda marcas como Sony, Delta, Microsoft, Luso, Lidl, Porto Editora e BMW, todas com uma reputação superior a 80 pontos, o que quer dizer que têm uma reputação excelente. De referir, também, que o Top 10 é dividido em partes iguais por marcas nacionais e marcas internacionais, o que contrasta com a maioria de marcas estrangeiras dos Tops dos outros países.

Observando a performance dos setores de atividade, verifica-se que o setor tecnológico é o que goza de melhor reputação em Portugal, logo seguido do setor de consumo, alimentação e bebidas. Em contraste, surgem os setores das telecomunicações, financeiro e dos transportes, que se apresentam com os indicadores mais baixos do ranking. Destaque, ainda, para o facto da maioria dos setores de atividade em análise ficar abaixo da média do país, o que não acontece, por exemplo, com o setor de informação e média, algo que se destaca pela positiva na realidade nacional, de acordo com o Reputation Institute.

O RepTrak identifica também as marcas com melhor reputação por setor de atividade, ficando a Microsoft na liderança do setor tecnológico, a Renova no setor de grande consumo, a Nestlé no setor de alimentação e bebidas, a BMW no setor automóvel e o Lidl no setor de retalho alimentar. Por sua vez, a RFM conquista o primeiro lugar no setor de informação e média, o Automóvel Clube de Portugal no setor de serviços, a SIEMENS no setor da indústria, a TAP nas transportadoras aéreas e a Repsol no setor de energia. A finalizar surge a Vodafone, que fica na frente do ranking no setor das telecomunicações.

Analisando os resultados do estudo por cada uma das dimensões da reputação, verificamos que a Nestlé domina em matéria de produtos, a Google em inovação e liderança, a Delta em governance, a Microsoft em workplace e performance e a RFM em cidadania.

Último destaque para o facto da Nestlé liderar o ranking com uma pontuação de 84% no que diz respeito à ligação emocional, um indicador calculado pela ponderação de valores como sentimento, estima, admiração e confiança. Por sua vez, a Delta lidera em CSR (responsabilidade social corporativa), ficando à frente das restantes pela melhor classificação média nas dimensões de cidadania, governance e workplace.

Fernando Prado, senior vice-president e head of Latin America & Iberia do Reputation Institute, refere que “o estudo RepTrak Portugal 2019 volta a demonstrar que vivemos na economia da reputação, na qual as empresas mais admiradas recebem também o apoio dos grupos de interesse e, consequentemente, a sua recomendação, intenção de compra, investimento, preferência de emprego e até o beneficio da dúvida em caso de crise. Os portugueses são particularmente sensíveis aos temas relacionados com a responsabilidade social corporativa, em particular com a integridade (governance), a segunda dimensão mais valorizada em Portugal, logo a seguir a produtos e serviços (P&S). Em setores como o da energia, indústria e serviços, a integridade (governance) chega até a ser mais importante que a oferta (P&S)”.

O ranking das empresas com melhor reputação em Portugal é definido anualmente por um inquérito online, realizado durante dois meses pelo Reputation Institute, junto de mais de 10 000 indivíduos. O estudo é realizado em 50 países e analisa mais de 20 indústrias e 7600 empresas de todo o mundo. Pela sua natureza, o RepTrak é a maior fonte de análise e comparação global de indicadores em matéria de reputação corporativa, assumindo-se como uma ferramenta fundamental para os decisores saberem em que ponto se encontra a reputação das suas organizações, como ela compara com outras semelhantes, como ela impacta o negócio e como podem melhorar os indicadores reputacionais.

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