Marca portuguesa lidera ranking das empresas mais reputadas

Pela primeira vez em dez anos, uma empresa portuguesa, a Delta, lidera as perceções de marca com melhor reputação. Há também mais marcas a alcançarem os índices reputacionais mais elevados: são 90 as marcas portuguesas e estrangeiras que figuram nos níveis de excelência de robustez (entre 70 e 80 pontos) e de excelência (mais de 80 pontos), face às 56 marcas que constavam nestes dois eixos em 2017. Causa direta desta subida dos níveis de reputação é o facto dos indicadores de país – Governo, Economia e Sociedade – estarem mais positivos em 2018, o que se reflete também no crescimento do consumo. São estas algumas das conclusões do Global RepScore Pulse, um estudo sobre o posicionamento e a reputação das marcas em Portugal elaborado pela OnStrategy em parceria com o Corporate Excellence Foundation.
A posição de topo e sem precedentes da Delta é fruto de um trabalho de uma enorme consistência ao longo dos últimos anos em todas as dimensões emocionais e racionais, tendo sido notório o seu crescimento sólido ao nível dos índices de reputação. Neste estudo saltam também à vista três novas marcas a atingir o índice mais elevado: Olá, Lego e L’Oréal – esta última num crescimento notório e contínuo de dez anos, evoluindo desde uma avaliação moderada (63 pontos) para uma reputação de excelência (80 pontos).
De acordo com Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy, “a reputação de Portugal regista uma melhoria estatisticamente relevante, tanto sob a visão externa, como interna. O facto de os indicadores de país estarem melhores permite aos cidadãos consumir mais e, como tal, estarem mais próximos das marcas”.
Para além da Delta, que lidera o setor de Alimentos e Bebidas, o estudo revela, ainda, as marcas com níveis de reputação mais elevados em diferentes áreas. Google (Tecnologia), Lego (Brinquedos), Vista Alegre (Bens industriais), L’Oréal (Bens de grande consumo), Ikea (Retalho Geral), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais), Pestana (Turismo e Lazer), RFM (Media), TAP (Aviação), CTT (Serviços Profissionais), Galp (Energia), Visa (Cartões de crédito), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), Vodafone (Telecomunicações), Zara (Retalho Têxtil), Santa Casa da Misericórdia (Apostas Desportivas), Via Verde (Mobilidade), McDonald’s (Retalho Alimentar), Novartis (Farmacêutico), Santander Totta (Banca), Fidelidade (Seguros) e Teixeira Duarte (Construção e engenharia) são, em 2018, líderes de reputação nas suas respetivas áreas em Portugal.

Artigos Relacionados: