Makro promove programa interno de liderança

A Makro Portugal promoveu recentemente um programa de liderança, designado de “Lead&Win”, desenvolvido pela Metro, grupo multinacional ao qual a empresa grossista pertence.

Este programa pretendeu desenvolver e potenciar as competências de liderança consideradas essenciais para dar resposta aos desafios de negócio nos diferentes níveis de gestão, e garantir uma linguagem comum em toda a organização no que se refere ao Código de Liderança da METRO. Contou com o apoio de formadores internos e externos para apoiarem na desmultiplicação do programa a todos os líderes da organização.

O programa “Lead&Win” teve como público-alvo todos os líderes da empresa, distinguidos em três níveis de posicionamento: líderes de unidades operacionais, líderes para líderes, e líderes com equipas. Destacou o Código de Liderança da Metro e as suas cinco dimensões, entre elas, Liderar-se (a si próprio), Guiar, Desenvolver a Cultura, Gerar Impulso e Apresentar Resultados.

A primeira dimensão destaca a necessidade de ser um exemplo dos valores e da cultura da Makro, a dimensão “Guiar” foca o envolvimento da equipa, e “Desenvolver a Cultura” envolve a criação de uma cultura baseada na criação de relações próximas com as pessoas. A dimensão “Gerar Impulso” pretende desenvolver relações próximas e significativas entre colegas e clientes, aumentando a fasquia de forma constante e fomentando interdependência nas interações. Por fim, a dimensão “Apresentar Resultados” destaca o foco constante na entrega de resultados por iniciativa própria, alinhando-os em KPI’s importantes, monitorizando e fornecendo feedback constante sobre os progressos.

“O programa ‘Lead&Win’ é uma iniciativa que tem trazido grandes mais-valias à METRO e à equipa da Makro Portugal, em especial. Abordamos a liderança nas suas mais variadas vertentes, desde a liderança individual à liderança de equipas, passando pela cultura organizacional, entre outras. Aproveito para deixar um grande agradecimento ao quadro de facilitadores da Makro pelo entusiasmo e compromisso em apoiarem e enriquecerem este programa”, comenta Sara Magoito, learning & development manager da Makro Portugal.

Artigos Relacionados: