Mais rápido. Sem controlo.

A velocidade esborrata as coisas. Desfoca visão e julgamento. Encolhe o tempo. A margem de erro aumenta. Enquanto entramos num mundo desfocado pela velocidade, as decisões devem ser mais rápidas, com menos informação. As pessoas esperam que resolvas problemas desconhecidos. O stress da liderança surge quando esticas os limites.

O que podes fazer para aumentar a velocidade da tua equipa? Para de controlá-los. O controlo trava. Como disse Mario Andretti: “Se tudo parece sob controlo, não estás a andar suficientemente rápido”. Renuncia ao controlo para aumentar a velocidade. Mas como fazê-lo dentro de parâmetros de risco aceitáveis?

A resposta básica que tens ouvido é: “Confia nas tuas pessoas e elas fazem acontecer. Garante apenas que são competentes”. Mais de vinte anos de experiência e investigação em desenvolvimento de líderes mostraram-nos que substituir o controlo por confiança não garante por si a sustentabilidade de desempenho e qualidade excelentes. Precisamos de substituir o nosso controlo por confiança na capacidade de as pessoas se controlarem a si próprias. A diferença parece pequena, mas não é.

Podes ter pessoas competentes sem vontade ou capacidade de se controlarem. De se desafiarem a ser melhores e ir mais longe. As habilidades, processos e atitudes necessários para ‘fazer’ algo ou ‘gerir’ o desempenho próprio enquanto se faz algo são diferentes. Se confiares em pessoas que só são competentes a ‘fazer’ e não a ‘gerir’ o seu desempenho, podes ter surpresas.

O desafio é criar um sistema que desenvolva profissionais ao ponto de confiares totalmente na sua habilidade para ambas as coisas. Não é o teu controlo sobre pessoas e circunstâncias que importa. É o controlo delas sobre o próprio desempenho nas circunstâncias. Mesmo que não seja de topo, se tiverem ferramentas e motivação, melhoram-no. A tua tarefa como líder é desenvolvê-las para acelerar o negócio, e sair do caminho. Deixa-as ir mais depressa. Para de controlar.

Por: Ricardo Vargas, CEO da Consulting House

Artigos Relacionados: