Lisboa sobe cinco posições na lista das cidades com melhor qualidade de vida

Apesar da volatilidade económica na Europa, devido às incertezas em torno do Brexit, e da instabilidade política na região em geral, muitas das cidades europeias continuam a oferecer as melhores condições de qualidade de vida e continuam a ser destinos muito atrativos para expatriados, de acordo com a 20.ª edição do estudo anual Quality of Living da Mercer. As cidades das economias emergentes, apesar da instabilidade económica e política, estão a conseguir aproximar-se das cidades com melhores classificações, através do elevado investimento em infraestruturas, espaços de entretenimento e habitação. Desta forma, estas cidades procuram reforçar o seu posicionamento para atrair talento e captar projetos de investimento de empresas multinacionais.
A cidade de Viena, Áustria, lidera o ranking pelo 9.º ano consecutivo, seguida por Zurique (2.º lugar), Auckland e Munique, ambas em 3.º lugar. Vancouver completa o top das cinco melhores cidades, apresentando-se como a cidade norte-americana melhor posicionada no ranking. Singapura (25.º lugar) e Montevideu (77.º lugar) são as cidades mais bem classificadas na Ásia e América Latina, respetivamente.
A capital portuguesa encontra-se na 38.ª posição, acima de cidades como Paris, Londres, Milão, Madrid e Nova Iorque.
“Com o aumento da globalização e as alterações demográficas da força de trabalho – atrair e reter pessoas é um dos principais desafios para as empresas nos próximos cinco anos”, refere Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal. “Isto é tanto mais verdade se pensarmos que estamos a assistir a um fenómeno em que a força de trabalho é cada vez mais díspar, móvel, fortemente exposta ao digital e com necessidades e aspirações muito diferentes no que se refere à carreira, estilo de vida e, finalmente, onde e como quer trabalhar. É fundamental que as empresas considerem estes fatores na sua proposta de valor, quer para os seus colaboradores locais, como para os expatriados”, acrescenta o responsável.
O estudo da Mercer é um dos mais abrangentes e completos do Mundo. É realizado anualmente para que empresas multinacionais e outras organizações sejam competitivas na compensação dos seus colaboradores de uma forma justa sempre que os destacam para o estrangeiro em trabalho. Além das importantes informações que facultam, os estudos Quality of Living da Mercer fornecem recomendações premium para mais de 450 cidades em todo o mundo. O ranking deste ano inclui 231 dessas cidades.

Mais informações AQUI.

Artigos Relacionados: