Liderança pelo exemplo


Há dez anos na Michael Page, a senior marketing executive Joana Barros é responsável pelo marketing interno e externo da empresa, e encontrou um objetivo interno que tomou como seu: aumentar o bem-estar dos colaboradores. Muito ativa fisicamente, tentou transmitir à equipa da Michael Page a importância do exercício. Os resultados não tardaram.

Considera que um bom programa de Corporate Wellness pode ser decisivo para o sucesso de uma equipa? Como explica esta correlação?

Joana Barros (JB): Não tenho qualquer dúvida. É inegável que um colaborador saudável, física e psicologicamente, será um profissional mais feliz e, consequentemente, mais produtivo. Ao nível mais prático e básico, um colaborador saudável irá, obviamente, ser mais assíduo e pontual, ausentando-se menos por motivos de saúde. Mas a correlação é bem mais complexa que isso. O mercado de trabalho é uma realidade em constante mutação e, atualmente, sobretudo com a influência da geração millennial, verificamos que os profissionais não procuram apenas um emprego que lhes pague as contas ao final do mês. Pretendem muito mais que isso: querem sentir-se parte do ADN da empresa em que trabalham, que lhes sejam propostos projetos de vida. E querem, também, desenvolver tudo isto num ambiente flexível, saudável e que lhes permita ter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Felizmente, os líderes das grandes empresas estão atentos a estas preocupações e o desenvolvimento de políticas de retenção integradas, que englobam todos estes fatores, é cada vez mais comum. As empresas não podem, naturalmente, obrigar os seus colaboradores a desenvolver um estilo de vida saudável. Mas podem, sem sombra de dúvida, tomar ações para incentivá-los a fazê-lo.

Em que consiste o programa de Corporate Wellness implementado na empresa?

JB: A Michael Page tem um complexo programa de Employee Value Proposition e o bem-estar dos colaboradores é uma faceta deste programa extremamente importante para nós. Temos uma parceria com o Holmes Place através da qual oferecemos a mensalidade do ginásio aos nossos colaboradores, aulas especiais organizadas apenas para os nossos colaboradores, check-ups de saúde regulares e workshops de alimentação saudável, entre outras ações. Para além desta parceria, desenvolvemos ainda outras ações, como disponibilizar massagens no escritório, oferecer fruta diariamente aos colaboradores, estabelecer parcerias com empresas de comida com opções mais sãs, patrocinar tratamentos para deixar de fumar, e organizar dias antisstress, políticas ativas de diversidade e inclusão, ações de voluntariado, eventos para as famílias dos colaboradores, dias extra de férias mediante antiguidade, festas e viagens de empresa… No ano passado, criámos também uma nova área de lazer e bem-estar no nosso escritório, com uma copa mais agradável para gerar momentos de descontração. Preocupa-nos o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos nossos colaboradores, promovendo a flexibilidade de horários e dando acesso a ferramentas de trabalho remoto. Em 2018, tornámo-nos ainda parceiros da B2run, a Corrida das Empresas, participando nas corridas de Lisboa e do Porto (nesta última, fiquei em primeiro lugar dos femininos o que me deixou bastante feliz e orgulhosa, confesso!). Este ano, lá estaremos de novo nos dois eventos.

Qual tem sido o feedback dos colaboradores depois de adotarem este programa do Holmes Place?

JB: É muito engraçado ver a evolução dos colaboradores desde que começámos a adotar este programa. Ao início, sentia alguma resistência à participação nestas atividades, muitas vezes pelo receio de serem demasiado duras ou por as pessoas acharem que não tinham a condição física para as realizar ou simplesmente porque consideravam que não gostavam de desporto, então ia ser uma hora de sacrifício. Atualmente, vemos que acontece precisamente o oposto. Os colaboradores adoram este tipo de ações, apresentam grandes taxas de participação, perguntam-me constantemente quando vamos ter a próxima aula, sugerem novas modalidades para experimentar… O feedback e o espírito no escritório depois de uma ação com o Holmes Place são sempre extremamente positivos. As pessoas sentem-se claramente mais felizes, com maior espírito de equipa. Para além das aulas especiais, é também de destacar que somos cada vez mais a ir ao ginásio, a fazer exercício em conjunto, a conviver neste espaço fora do escritório.

Aconselharia, então, outros CEO e diretores a adotarem programas de Corporate Wellness nas suas empresas?

JB: Pela minha experiência, verifico que os profissionais valorizam muitíssimo este tipo de iniciativa, pelo que não hesito em recomendar a adoção deste tipo de programas a qualquer líder que queira atrair e reter talento e tornar a sua organização numa empresa onde as pessoas queiram trabalhar. Para as empresas que querem reter o seu talento, a minha proposta recai sobre dois aspetos: saúde e criatividade. Enquanto líder, pense em como poderá ir mais além para garantir o engagement dos seus colaboradores; descubra aquilo que os apaixona, que os motiva, e não hesite em aplicar, na prática, as políticas e ações que podem assegurar a felicidade dos profissionais no quotidiano da sua empresa.

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