Leaders in Cars – Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal

Leaders in Cars é um projeto que pretende levar líderes para fora do seu contexto profissional e criar um novo ambiente onde emoção e razão vão estar a funcionar em simultâneo. Nesse novo ambiente, desenvolve-se uma conversa sobre liderança onde são partilhadas experiências pessoais, profissionais, visões do mundo, medos e angústias. Todos sabem que estão a ser conduzidos e conduzem um carro para falarem sobre liderança, para partilharem os seus conhecimentos e as suas ideias. A metáfora de conduzir e ser conduzido diz-nos muito sobre liderança. Afinal, não será exatamente isso? Conduzir. Será que os líderes se sentem bem quando são conduzidos ou preferem estar sempre ao volante?
______________________________________________________________________________________

Carlos Barbosa acha que a liderança é uma partilha: “Liderar pessoas é partilhar com elas, é saber delegar e, sobretudo, poder estar com essas pessoas com quem se trabalha diariamente”. Durante esta conversa, ficou claro que dá uma importância tremenda às pessoas e à humildade. Considera que gerir empresas sem olhar pelas pessoas é uma ideia que está morta.
É presidente do Automóvel Clube de Portugal onde se orgulha de implementar práticas de liderança inovadoras, com destaque evidente para a questão da comunicação. “A comunicação para mim é importantíssima, acabei com os papéis na empresa. Não há papéis, é tudo informático, portanto, as pessoas comunicam mais facilmente, mais rapidamente, com respostas muito mais rápidas”. Também gosta que o critiquem porque considera que só assim é possível mudar e evoluir.

Artigos Relacionados: