ISQ organiza “Summer School” sobre sustentabilidade no setor industrial

O ISQ vai organizar no próximo dia 09 de maio a primeira Summer School no âmbito da sustentabilidade industrial, contando com a presença e participação dos seus parceiros, as universidades de Cambridge (Reino Unido) e Chalmers (Suécia).

O evento decorre no âmbito do projeto TRUST – Twinning for industrial Sustainability, desenvolvido numa parceria estratégica entre o ISQ e as duas entidades europeias de referência ao nível do ensino. “Enquanto centro de interface tecnológico, o ISQ sempre primou pela ligação à academia, pelas sinergias que daí advêm ao nível do conhecimento e inovação, sendo este projeto reflexo dessas premissas”, refere o Instituto de Soldadura e Qualidade em comunicado.

O evento, que terá lugar no campus do ISQ, no Tagus Park, em Oeiras, pretende, assim, contribuir para a excelência em investigação, especificamente na área de sustentabilidade industrial, aumentando a capacidade científica e técnica. De acordo com Pedro Matias, presidente do ISQ, o objetivo do projeto é “apoiar a indústria europeia na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU para a Agenda 2030, através de uma cooperação duradoura para o desenvolvimento da investigação de excelência ao serviço da indústria europeia, o que irá contribuir para um desenvolvimento mais equilibrado do desempenho científico na União Europeia, em harmonia com a estratégia da Comissão para a criação de escadas para a excelência”.

Durante a Summer School, o ISQ conta com o testemunho dos seus parceiros, que deixam o seu contributo ao lançarem o debate sobre temas como o desafio da sustentabilidade industrial do futuro e as boas práticas usadas a nível europeu, a eficiência de recursos e energia, a economia circular, planeamento de produção, gestão de risco e valor e novos modelos de negócio mais sustentáveis.

Saiba mais AQUI.

Artigos Relacionados: