Huawei lança app de “leitura de histórias” para crianças surdas

A Huawei acaba de lançar a StorySign, uma app que ajudará as crianças surdas a ler com os seus familiares, aproveitando melhor a magia dos momentos da leitura de histórias juntos. A StorySign foi criada com especialistas e instituições de responsabilidade social, ligadas à comunidade surda, para garantir que esta seja uma ferramenta genuinamente útil. A app conta com um avatar, a Star, que orienta as crianças e os pais através de um livro infantil selecionado, traduzindo-o em linguagem de sinais perfeita e assinando a história em tempo real.

Existem aproximadamente 32 milhões de crianças surdas em todo o mundo, e muitas delas lutam para aprender a ler, devido à falta de recursos para colmatar as diferenças entre linguagem de sinais e a leitura. Uma novo estudo Huawei indicou que os pais de crianças surdas em Portugal passam mais tempo a ler diariamente aos seus filhos do que os pais de crianças com capacidades auditivas – uma média de 43 minutos em comparação com 27 minutos respetivamente. As estatísticas indicam também que a maioria dos surdos com 16 anos tem uma média de idade de aprendizagem da leitura aos nove anos.

Os sinais gestuais não têm uma forma escrita, pois não existe uma tradução literal palavra por palavra, o que representa um grande desafio para as crianças surdas na aprendizagem da leitura. Paralelamente à falta de recursos, muitas crianças não têm acesso à linguagem de sinais nos momentos cruciais da aprendizagem inicial. 90% das crianças surdas têm pais com capacidades auditivas e 81% dos pais em Portugal admitiram que só conhecem parcialmente a linguagem de sinais ou não a conhecem na totalidade.

“Na Huawei, acreditamos no poder da Inteligência Artificial e também que a tecnologia pode fazer uma diferença positiva no mundo”, afirma Andrew Garrihy, CMO da Huawei Western Europe. “Criámos a StorySign para ajudar as famílias com crianças surdas a aproveitar e enriquecer o tempo de leitura de histórias. Esperamos que, ao aumentar a consciencialização sobre as questões da alfabetização da comunidade de surdos, as pessoas sejam incentivadas a doar ou apoiar um dos fantásticos parceiros de responsabilidade social com os quais estamos a trabalhar em toda a Europa”.

A StorySign pode ser descarregada gratuitamente na Google Play Store e na Huawei AppGallery em dez mercados da Europa Ocidental. A Huawei trabalhou com instituições de responsabilidade social locais sob a European Union of the Deaf, a editora Penguin e especialistas em animação da Aardman para desenvolver a aplicação.

Saiba mais AQUI.

Artigos Relacionados: