Hays apresenta as funções que vão movimentar o mercado laboral em 2020

A Hays, Grupo mundial especializado em recrutamento de profissionais qualificados, revela no Guia do Mercado 2020 que 82% dos empregadores pretendem recrutar este ano.

De acordo com os resultados do Guia deste ano, Comerciais e os profissionais de Tecnologias da Informação surgem como os mais requisitados, estando na lista de prioridades de recrutamento de 30% dos empregadores. Seguem-se os Engenheiros (22%), os profissionais de Marketing e Comunicação (14%), Administrativos/Suporte (14%) e de Logística e Supply Chain (13%).

Quanto às funções que vão movimentar em cada setor, as perspetivas para este ano em Tecnologias de Informação vão ao encontro das tendências de recrutamento do ano passado, que passa pelas seguintes funções: Funcionais ERP, Business Intelligence Analyst, Front-end Developers, Full-stack Developers Java/C#.NET, Mobile Developers, Machine Learning Engineer/AI e Data Scientist/Data Eng. A dificuldade em recrutar irá manter-se nesta área pela “pool de talento” ser reduzida e os candidatos cada vez menos recetivos ou disponíveis para uma mudança.

No setor de Marketing e Vendas, 2020 deverá ser um ano de continuidade naquilo que são as principais tendências de contratação. Deste modo, perfis como Key Account Managers, Customer Marketing Managers, Export Managers, Marketing & Communications Managers, Trade Marketing Specialist e Marketing Manager deverão ser bastante requisitados, gerando muitas movimentações no mercado de trabalho.

Mantendo-se o bom momento económico atual, 2020 deverá ser um ano de continuidade nas contratações para o setor da Indústria e Logística. Os perfis mais solicitados deverão estar em linha com os anos anteriores, centrando-se sobretudo em Supervisores de Produção, Engenheiros de Automação e Robótica, Supervisores de Turno e Responsáveis de Manutenção.

Artigos Relacionados: