Grupo Auchan tem novo programa para descobrir e potenciar startups

“Innovation Station” é o novo programa das marcas Auchan Retail, Ceetrus e Oney, empresas da Auchan Holding, para encontrar startups nacionais e internacionais com propostas promissoras aplicáveis no setor do retalho. Para a empresa, “mais do que encontrar projetos para apoiar, o objetivo passa por integrar as ideias vencedoras e participar no codesenvolvimento da nova geração do retalho”.

Após as apresentações, iniciam-se as reuniões de matchmaking mediadas pela Nova SBE para concluir a primeira fase do programa. A segunda fase inicia-se com a seleção de até dez projetos para a “Matchmaking Marathon”, isto é, dois dias de trabalho intensivo, desenvolvido em parceria com os candidatos e colaboradores das empresas promotoras. O objetivo é identificar as propostas mais interessantes que passam à fase final.

Num terceiro momento, dá-se o codesenvolvimento das soluções customizadas. Começa com um sprint de inovação de uma semana intensiva com mergulho profundo no retalho e nos contornos do desafio concreto das marcas do Auchan Retail, Ceetrus e Oney.

As startups com maior valor acrescentado são convidadas a codesenvolver um piloto durante três meses no “Innovation Station” em Lisboa, juntamente com um financiamento de dez mil euros para desenvolvimento do projeto. Este é um período de desenvolvimento intensivo em que as equipas (startups, Auchan Retail, Ceetrus e Oney) trabalham em colaboração num protótipo de solução. O passo seguinte corresponde a testes-piloto dos protótipos em ambiente real para análise, conclusão e recomendação final.

O programa “Innovation Station” evoluiu do anterior que se chamava “Startup Scan” e que avaliou mais de 150 projetos e promoveu mais de 90 sessões de apresentação. O “Innovation Station” distingue-se pelo codesenvolvimento com as startups, assim como o scouting mais focado em desafios concretos e o matchmaking mais estruturado.

Artigos Relacionados: