Grupo Accor contribui para a plantação de árvores no Alentejo

Tendo encerrado o ano de 2018 com um portefólio de 4780 hotéis e 1118 hotéis em projeto, a gestão do Grupo Accor, com presença em cem países durante mais de 50 anos, eleva a sua responsabilidade ambiental a outro nível, num ato de responsabilidade maior que o seu universo de hotéis.

Prova disso é o programa de responsabilidade social corporativa Planet 21 – Acting Here que já cumpriu um quarto de século e está cada vez mais solidificado. A matéria ambiental assume uma elevada importância dentro do programa e um dos maiores desafios que o Grupo enfrenta neste sentido é economizar os recursos naturais preciosos, como a água e a energia. Através da iniciativa Plant for the Planet, apoiado internacionalmente pelo PUR Project, a Accor criou a fórmula para poupar água e apoiar agricultores locais, simultaneamente.

No nosso país, só no primeiro ano do projeto, entre 2015 e 2016, foram plantados mais de 76 hectares com 32 espécies diferentes. Segundo os últimos dados, correspondentes a 2018, Portugal foi o terceiro país da Europa, atrás de França e Espanha, que mais árvores plantou no contexto deste projeto. No ano passado, foram plantadas um total de 6436 árvores e plantas locais em várias áreas, como Mértola, Ponte de Sôr, Portel, Almodôvar, Alcoutim, entre outras.

Através do programa Plant for the Planet, a Accor colabora em Portugal com a Associação de Defesa do Património de Mértola – ADPM, em apoio aos agricultores nacionais para o desenvolvimento de um modelo agrícola sustentável e de restauração do ecossistema. No âmbito desta iniciativa, os hotéis do Grupo convidam os seus hóspedes a reutilizar as suas toalhas de banho, contribuindo assim para a poupança de água do serviço de lavandaria. 50% do total dessas poupanças reverte para projetos de agro-florestação.

Artigos Relacionados: