GoParity abre projeto para financiar o maior cowork sustentável de Portugal

Com o intuito de ser o mais sustentável espaço de coworking de Lisboa, o Heden está a angariar financiamento para investir em sistemas eficientes e sustentáveis de iluminação e climatização para o seu novo espaço, em Santa Apolónia. A campanha de financiamento, disponível em goparity.com, é de 50 mil euros com retorno mensal para o investidor de 4,75%, durante quatro anos. Trata-se de mais um projeto aberto a todos os que queiram participar, a partir dos €20 de investimento.

O espaço é no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa e tem data de abertura prevista para outubro. Construído de raiz a pensar no futuro, tem 1000 m2 e está pronto para receber cerca de 162 pessoas em espaços de trabalho, mais 120 no grande auditório para eventos.

Com a obra, pretende-se instalar uma fachada verde bioclimática que irá reduzir a potência necessária do sistema de climatização (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) em cerca de 25-30%; e um sistema de iluminação LED, com um consumo de 20-24 kW inferior a um sistema tradicional que vai permitir uma poupança energética em iluminação de cerca de 80-90%. O espaço vai ainda contar com uma central fotovoltaica que vai alimentar a maioria das suas necessidades energéticas (cerca de 90%).

“O potencial de poupança de energia da fachada climática e do sistema LED vai permitir que o espaço evite uma emissão anual estimada de 56,6 toneladas de CO2, o que criará um impacto ambiental tão positivo quanto o de plantar 2574 árvores, por ano”, esclarece o cofundador da GoParity, Nuno Brito Jorge, com base na calculadora de impacto desta impactech.

Desde 2017 que o Coletivo Heden está a criar uma comunidade de trabalho criativa, sustentável e inovadora nos seus espaços. “O Heden percebe que o trabalho e a vida não podem ser separados, por isso integra os dois de forma equilibrada, estimulante e sustentável”, sublinham Manuel Bastos e László Varga, os fundadores do Coletivo.

Depois dos coworks do Chiado e da Graça, Santa Apolónia vai ser o próximo destino da sustentabilidade e ecologia. Com taxas de ocupação de 100%, o Heden tem um programa de bem-estar focado em disponibilizar um ambiente de trabalho saudável para os seus inquilinos. Aulas de yoga, meditação, workshops de massagem são algumas das iniciativas. Para promover a igualdade de género, o Coletivo Heden dá 17% de desconto no valor da mensalidade (o valor do gender gap pay). Existem também espaços dedicados a proporcionar momentos relaxantes ao longo do dia de trabalho.

Artigos Relacionados: