Emirates desenvolve app para reduzir o tempo de preparação dos aviões

Os passageiros da Emirates que viajarem ou passarem pelo Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) podem esperar menos atrasos nos voos graças a uma nova app desenvolvida internamente pela Emirates, denominada Hub Monitor.

Esta aplicação está a ser utilizada pela equipa operacional da Emirates no Dubai para partilhar e monitorizar em tempo real as várias atividades realizadas na preparação de um avião para a sua partida. Através do seu sistema de monitorização e alerta proativo, a aplicação ajuda a evitar atrasos e a melhorar o desempenho no tempo certo, o que pode conduzir a uma melhor experiência do passageiro.

Acerca desta inovação, Adel Al Redha, vice-presidente executivo e diretor de operações da Emirates, disse que “a app Hub Monitor é uma ferramenta única e inovadora que foi desenvolvida de acordo com a nossa visão de reavaliar continuamente os nossos procedimentos e introduzir os meios mais inteligentes e eficientes para melhorar as operações, de modo a criar a melhor experiência do passageiro. A nossa equipa de operações em coordenação com a de IT liderou o desenvolvimento deste sistema de monitorização do hub num tempo recorde de cinco meses, tendo como base uma solução que já tinha sido desenvolvida pela Emirates Engineering”.

Atualmente, são necessários cerca de 105 minutos para preparar o A380 da Emirates, o maior avião de passageiros comercial do mundo, e perto de 90 minutos para preparar o Boeing 777, para a partida do hub no Dubai.

Há várias atividades envolvidas no processo de preparação da viagem de regresso de um avião. Algumas delas incluem a limpeza completa do interior dos aviões, a verificação dos serviços de água e da casa de banho, alimentação a bordo e o abastecimento das refeições para os passageiros, a manutenção da unidade de energia auxiliar do avião, o reabastecimento do mesmo, bem como verificações de manutenção e carregamento de bagagem e a entrada dos próprios passageiros. Um atraso em qualquer uma destas atividades pode ter um impacto cumulativo nas operações seguintes.

Através do Hub Monitor, as equipas dos vários departamentos, incluindo engenharia, controlo de rede, serviços aeroportuários, operações de voo e operações dnata, acompanham as atividades de preparação de um avião em tempo real. A app envia ainda alertas para a equipa operacional sempre que há um atraso ou um desvio em qualquer atividade, com base num Cronograma de Cronometragem de Precisão (PTS) predefinido. Esses alertas permitem que as equipas da Emirates identifiquem e solucionem rapidamente possíveis atrasos. De facto, o Hub Monitor já demonstrou o seu potencial e a sua versatilidade, tendo sido escolhido já por várias vezes como a plataforma de eleição para algumas das principais iniciativas internas da Emirates sobre irregularidades e atendimento.

Artigos Relacionados: