Depois de debater “Acceleration”, o “Business Transformation Summit” apresenta tema para 2020 – “Greatness”

O Business Transformation Summit, organizado pelo 4.º ano consecutivo pela CEGOC, realizou-se nos passados dias 30 e 31 de outubro e recebeu mais de 600 pessoas na Lx Factory, em Lisboa, às quais se juntaram outras centenas de participantes “virtuais” que acompanharam o evento via live streaming.

Inspirado no tema “Acceleration”, o evento abordou “a aceleração e a disrupção digital à escala global, uma realidade que nos obrigada a abraçar uma mudança de paradigma pautada pela ascensão de novas tecnologias, o reposicionamento do papel do ser humano, a reinvenção dos modelos de liderança e da própria forma de gerir pessoas e negócios”, explicou Ricardo Martins, diretor-geral da CEGOC, durante o discurso de abertura.

Seguiu-se Jeremy Gutsche com o tema “Better and Faster – The Proven Path to Unstoppable Ideas”. O fundador e CEO da TrendHunter.com referiu que assistimos à melhor época para sermos criativos e acelerarmos ideias. “Cada um de nós tem de pensar no seu papel e no papel da sua equipa, tem de aprender a dizer sim em vez do confortável não. Tem de canalizar os instintos de caçador – ser curioso, insaciável e com vontade de destruir… tem de ser revolucionário”.

No final da manhã, decorreram em simultâneo quatro Acceleration Workshops. Jack Korsten, especialista em estratégia e aceleração de negócios e autor do bestseller De Groeispiraal, discorreu sobre “Business Strategy and Growth Acceleration”; Gary T. Judd, practice leader na FranklinCovey e especialista global no desenvolvimento de culturas movidas pela Velocidade da Confiança, explorou “The SPEED of TRUST: The One Thing That Changes Everything”; Sophie Devonshire, autora do bestseller Superfast: Lead at Speed e especialista em aceleração de negócios, aprofundou o tema “Superfast: How to Set the Pace and Lead in a World of Speed”; Maria João Ceitil, HR consulting coordinator na CEGOC, e Bruno Horta Soares, leading executive advisor na IDC Portugal, lideraram em conjunto o Acceleration WorkshopHow Agile is your HR’”.

Durante a tarde, o palco recebeu o keynote speechSuperhuman – How Converging Transhumanist Technologies will Change everything”, através do qual o transumanista Zoltan Istvan antecipou como é que o ser humano poderá evoluir nas próximas décadas, com recurso a inovações científicas e tecnológicas que prometem “fintar” a morte e elevar a condição humana para uma dimensão “super-humana” – através das quais vai ser possível substituir roboticamente membros amputados, reprogramar o código do ADN, preservar o corpo humano através do processo criónico, utilizar fatos com tecnologia exoesquelética ou trocar o coração por uma máquina.

A última sessão, “Demystifying Unicorns – What it Takes to Become one while Shaping the Future”, contou com presença de Rodrigo Coutinho, cofundador e head of insights da OutSystems, e Marco Costa, general manager EMEA da Talkdesk, e partilhou o percurso e as histórias por detrás do sucesso das empresas unicórnio. A moderação do painel ficou a cargo de Sophie Devonshire, Ricardo Martins, Gabriel Coimbra (vice-presidente e country manager da IDC) e Zoltan Istvan.

O Business Transformation Summit deste ano ficou ainda marcado por diversos números circenses, acrobacias aéreas, dança e até festas – uma Business Transformation House Warming Party de abertura, no dia 30 de outubro, que contou com a presença e atuações ao vivo da DJ Sofia Gião e do pianista João Ventura; e uma Business Transformation Summ…set Party, que encerrou o dia 31 com muita descontração, animação e networking.

Orgulhoso e confiante para 2020, Ricardo Martins revelou o tema da próxima edição – “Greatness”. “Vamos mostrar como se passa da eficácia para a grandeza. O objetivo é fazer a capacitação da grandeza em grande escala nas organizações em Portugal, não só do ponto de vista organizacional e das empresas, mas também do ponto de vista das pessoas”, explicou o diretor-geral da CEGOC, acrescentando que o evento vai realizar-se a 08 de outubro e a primeira presença confirmada é Kory Kogon, FranklinCovey’s Global Productivity practice leader.

Por: Catarina Correia, head of Marketing & Communication na CEGOC

Artigos Relacionados: