Crónicas à volta do Mundo


Muitas vezes sozinho, algumas de bicicleta e sempre de mochila às costas, Rui Daniel Silva já conta com 143 países no registo de viagens. As histórias passadas nos vários destinos foram-se acumulando e deram origem, primeiro, a uma página de Facebook, Backpacking with Rui Daniel, e agora a um livro em que reúne as suas Crónicas à volta do Mundo.

Ao longo de quarenta e quatro textos, sempre pontuados por um registo bem-humorado – a palavra “gargalhada” será a que mais vezes se repete ao longo do texto –, o autor partilha com os leitores várias situações insólitas e apaixonantes e convida-os a descobrirem um mundo muito diferente daquele que lhes é frequentemente apresentado nas páginas dos jornais ou nos ecrãs de televisão.

Desde uma atribulada chegada ao Gana, em que a falta de visto de entrada lhe valeu uma noite na esquadra e um prato de massa com frango quase o levou ao altar, passando pela descoberta de um Irão, e outros países da mesma região, muito mais amigável, seguro e encantador do que qualquer ocidental pode imaginar, até uma tranquila aventura a pé pela Rota Vicentina, em Portugal, estas Crónicas à volta do Mundo são capazes de inspirar qualquer viajante e fazer sonhar quem se imagina a percorrer o mundo.

A próxima viagem de Rui Daniel Silva já está programada e tem um objetivo solidário, apoiar a Fundação Maria Cristina, no Bangladesh. Será o retomar de um projeto começado em 2017 e com o qual Rui pretende angariar fundos para esta instituição, através de uma plataforma de crowdfunding, enquanto percorre a Rota da Seda entre o Irão e o Bangladesh.

Artigos Relacionados: