Breve História da Ideologia Ocidental


“Vivemos numa era ‘pós-ideológica’. Mas quando assistimos aos noticiários televisivos ouvimos líderes políticos que falam sobre sociedades ‘avançadas’, especialistas em geopolítica que sugerem intervenções ‘humanitárias’, e pivôs de telejornais que classificam um homicídio como ‘bárbaro. Que significa tudo isto?”.

Em Breve História da Ideologia Ocidental, o historiador Rolf Petri cria uma história concisa da ideologia ocidental que nos proporciona uma interpretação crítica e inovadora das obras de numerosos filósofos e historiadores. Trata-se de um relato histórico categórico que sintetiza o significado de pensar à “ocidental” nos últimos três séculos. Um livro que nos convida a repensar o nosso entendimento do papel da ideologia na construção do mundo moderno.

“O objetivo deste livro não é investigar a multiplicidade de significados atribuídos à História, ou a alteração desses sentidos, nem a pluralidade de formas de teleologia e de escatologia. Pretendemos, isso sim, destacar a ideia singular de que a História tem de ter um objetivo e a sua tradução para um corpo ideológico secularizado”, escreve o autor.

Artigos Relacionados: