Bons líderes são dotados de “fibra” – e apoiam os liderados

Grit é a expressão inglesa para o que, em português, se pode denominar “garra” ou “fibra”. Representa perseverança e determinação em prol de objetivos de longo prazo. Para simplificar, usaremos aqui o termo “fibra”.

A investigação sugere que as pessoas com mais fibra denotam melhores desempenhos e prosperam mais no trabalho (isto é, sentem-se mais vigorosas e fazem maiores esforços de aprendizagem). Poderão os líderes promover a fibra dos liderados? Serão os líderes dotados de mais fibra capazes de promover a fibra dos liderados?
Foi essa a hipótese que testámos nesta pesquisa. Supusemos que os líderes com mais fibra desenvolvem a fibra dos liderados. Considerámos que, através dos seus comportamentos e das suas emoções, esses líderes contagiam os liderados. Também admitimos que a fibra dos líderes não é suficiente – antes deve ser combinada com apoio. Um líder repleto de fibra desafia os liderados. Mas os liderados precisam também de sentir que o líder os apoia em momentos críticos para a prossecução de objetivos. Um líder dotado de fibra e exigente, mas que não apoia os liderados pode tornar-se autoritário e deixar os liderados abandonados à sua sorte em momentos críticos.

Método
Participaram 205 pessoas. Cada pessoa foi convidada a imaginar como reagiria perante um líder com um determinado perfil. Quatro diferentes perfis foram apresentados a diferentes pessoas: (1) pouca fibra e pouco apoio; (2) muita fibra e pouco apoio; (3) pouca fibra e muito apoio; (4) muita fibra e muito apoio. Procurámos saber se esses diferentes perfis suscitam diferentes reações nas pessoas – no que concerne à sua própria fibra e à prosperidade experimentada no trabalho.

Resultados
Os resultados sugerem que os liderados desenvolvem mais fibra (Figura 1) e prosperam mais no trabalho (Figura 2) quando estão perante líderes que, além de denotarem fibra, são apoiantes (perfil 4). Em suma: não basta ao líder apresentar muita fibra – deve também proporcionar apoio. Os melhores líderes são, pois, desafiantes e apoiantes.

Figura 1: Fibra dos liderados – comparação entre quatro perfis de líderes (estudo atual)

Figura 2: Prosperidade dos liderados no trabalho – comparação entre quatro perfis de líderes (estudo atual)

O facto do estudo ter sido realizado com cenários hipotéticos pode gerar desconfiança sobre a sua validade. Essa desconfiança é, porém, ultrapassada quando se observa o seguinte: os resultados são consistentes com os obtidos num estudo por nós realizado nos EUA. A pesquisa envolveu cerca de duas centenas de liderados norte-americanos, os quais descreveram os seus (reais) líderes. Os resultados (Figuras 3 e 4) sugerem, novamente, que os liderados desenvolvem mais fibra e prosperam mais no trabalho quando os seus líderes são dotados de fibra e também apoiantes. As diferenças entre os quatro perfis são menos acentuadas do que as identificadas no estudo atual. Mas os resultados dos dois estudos são globalmente convergentes.

Figura 3: Fibra dos liderados – comparação entre quatro perfis de líderes (EUA)

Figura 4: Prosperidade dos liderados no trabalho – comparação entre quatro perfis de líderes (EUA)

Os resultados são, também, consistentes com os de outro estudo realizado em Portugal, no qual 158 pessoas descreveram os seus (reais) líderes. A Figura 5 apresenta os resultados para a fibra dos liderados (a prosperidade no trabalho não foi medida).

Figura 5: Fibra dos liderados – comparação entre quatro perfis de líderes (anterior estudo realizado em Portugal)

Comentários finais
Líderes que apoiam mas não desafiam são amáveis, mas não encorajam, não entusiasmam, não estimulam. Líderes que desafiam mas não apoiam podem tornar-se abrasivos, dominadores e autoritários. O segredo radica na combinação de “garra” e apoio. Os resultados obtidos nos três estudos são consistentes: os líderes podem fomentar a determinação, a vitalidade e a aprendizagem dos liderados se forem dotados de “garra” e, ao mesmo tempo, apoiaram os liderados.

Por: Arménio Rego, LEAD.Lab | Católica Porto Business School

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