Big Data e o valor dos dados

O Big Data irrompeu na gestão das empresas como uma tendência capaz de aportar eficiência e otimizar processos num mundo em que a geração de informação e de dados acontece na tomada de decisões e em cada interação. Os departamentos de RH e gestão de pessoas não podem ficar alheios a esta nova realidade e devem envolver-se no processo de inovação baseado no poder dos dados (informação).

A informação dos trabalhadores, a fuga de talentos ou a identificação dos mesmos, as inter-relações entre departamentos ou a liderança entre colaboradores, aumentam a quantidade de dados em bruto, e muitas vezes ocultos, que uma empresa congrega. Na Talentia Software analisamos o que o Big Data pode aportar à gestão de pessoas e como ajuda a otimizar os resultados.

Qual a metodologia que o Big Data deve utilizar na gestão de pessoas?

O processo de análise de dados para obtenção de resultados na gestão de pessoas parte, em primeiro lugar, da identificação da necessidade por parte do departamento de RH para depois destacar as fontes de dados mais apropriadas para dar solução aos diferentes objetivos já delineados para a gestão eficiente do capital humano. Os dados proprietários devem ser enriquecidos através de fontes externas que completem o modelo. Com os dados já limpos e devidamente estruturados, começam a aplicar os diferentes modelos de análise que permitem obter os insights mais válidos nos quais se irão sustentar os planos de ação.

O capital humano, infinito gerador de informação

A informação e os dados que uma empresa emite e armazena relacionados com o capital humano são de valor incalculável depois de serem analisados. A sua correta compilação, análise e apresentação de conclusões para levar a cabo ações de melhoria também podem ser implementadas na gestão dos departamentos de recursos humanos através do Big Data. Mas que benefício é que isso traz para a gestão de pessoas?

      1. Conhecer o nosso capital humano
        A análise dos dados associados aos colaboradores ajuda o departamento de recursos humanos não apenas a conhecer melhor os colaboradores como também a estimular a motivação individual e o engagement.
      2. Identificar talento e favorecer a sua retenção
        Também oferece indicadores sobre as variáveis que motivam um colaborador a permanecer ou a sair da empresa. As avaliações 360°, as entrevistas, as redes sociais proporcionam informação de grande valor para detetar ou mesmo antecipar comportamentos.
      3. Otimizar processos de seleção
        Através do Big Data é possível otimizar processos de seleção de pessoas, atendendo a múltiplas variáveis obtidas a partir do processamento dos curricula e dos perfis dos candidatos.
      4. Melhorar os planos de desenvolvimento de carreiras e profissionais
        Uma análise aprofundada dos dados permite melhorar a eficácia dos planos de formação, para assegurar que o investimento contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento dos colaboradores e o cumprimento dos objetivos individuais e coletivos.

Em suma, compilação, análise, deteção e otimização trabalham em conjunto para formar os pilares básicos de uma estratégia de Big Data.

A implementação de soluções como as que oferece a Talentia Software na gestão de pessoas permite às empresas explorar o valor do Big Data associado ao capital humano de forma simples, melhorando assim os resultados globais da empresa.

Por: Miguel Vergamota, sales country manager da Talentia Software

Artigos Relacionados: