Bárbaros e Iluminados


A “eleição de um bárbaro” para a Casa Branca, os coletes amarelos, a saída de Angela Merkel, o Brexit e, obviamente, o “Brasil brasileiro de Jair Bolsanaro” são alguns dos temas abordas por Jaime Nogueira Pinto na nova edição de Bárbaros e Iluminados, Populismo e Utopia no século XXI.

Publicado originalmente em 2017, a nova edição da obra inclui um posfácio em que o autor analisa as eleições de Trump e Bolsanoro e as mais recentes vagas de populismo na Europa. Mas em Bárbaros e Iluminados, Jaime Nogueira Pinto descreve a crise profunda que afeta o mundo liberal globalizado e analisa as razões da crescente rebelião dos povos contra a elite internacional no poder. E recorrendo à História e à história do pensamento político, traça o perfil e o percurso da ideologia hegemonizante dos “iluminados” que nos têm governado e dos “bárbaros” que se lhe têm vindo a opor.

A obra ajuda a ter uma visão integrada, profunda e fundamentada da utopia global anunciada e dos acontecimentos, aparentemente desconexos, que têm vindo a perturbá-la e a agitar a Europa, os Estados Unidos e o mundo.

Artigos Relacionados: