Antes de liderar os outros, o líder tem de ser capaz de se liderar a si mesmo


Na base da liderança no século XXI estão a abertura e a autenticidade. Mas, no início de tudo, está o autoconhecimento e a autodeterminação: a capacidade de fazer escolhas corajosas, de aceitar a incerteza e a ansiedade como parte do caminho e não como algo a esconder. Esta é a capacidade de não ter medo de ser humano.

O líder tem de conseguir dizer o que sente de forma objetiva, clara, simples, honesta e autêntica. Sem que isso implique deixar de alcançar objetivos e alcançar o lucro. Trata-se de uma conjugação nada fácil de fazer!

Quando utilizamos metodologias de coaching na liderança – desenvolvendo líderes coachs –, o líder aprende a funcionar de dentro para fora. É um trabalho árduo, pois sempre o ensinaram a deixar a humanidade à porta da organização. Ser líder coach, um líder que utiliza estratégias de coaching na liderança das suas equipas e de si mesmo, significa também deixar de estar focado no julgamento, na procura do erro e na avaliação simplista do comportamento dos colaboradores para se focar nas razões que estão por detrás do comportamento. Ou seja, o líder deve perguntar-se: “Como é que esta pessoa se estará a sentir e como é que esta pessoa se vê a si própria, para ter esta atitude?”. Esta pergunta muda tudo e é o início do verdadeiro processo de mudança no seio das equipas.

A maioria dos conflitos dentro das equipas, dos sentimentos de insegurança, do medo de errar, da baixa-auto-estima, da confusão, da não produtividade, da falta de pro-atividade e de compromisso têm origem na nossa incapacidade para ir além da camada superficial do comportamento humano.

O Curso de Coaching para a Liderança ministrado pelo CECOA aposta em metodologias práticas, ativas e participativas onde os líderes são levados a fazer um percurso de três passos fundamentais:

          1. Abertura e Autenticidade;
          2. Determinação Pessoal e Escolhas;
          3. Autoconsciência e o Autoconhecimento.

Para saber mais sobre este e outros cursos do CECOA que podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional vá a www.cecoa.pt ou escreva para inova@cecoa.pt.

Por: Teresa Marta, formadora e coach de equipas e executivos | fundadora da Academia da Coragem | formadora do CECOA

Artigos Relacionados: