Análise SWOT pessoal, já fez a sua?

Já alguma vez fez para si uma análise SWOT? A análise SWOT é uma ferramenta que foi desenvolvida inicialmente para o mundo das organizações e dos negócios. O que é que esta ferramenta permite fazer? Permite fazer um diagnostico estratégico da organização no meio da qual esta está inserida, e, assim, definir objetivos/ações/missões futuros(as). O que significa a sigla SWOT? As letras SWOT referem-se a Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

A análise SWOT é sempre feita a dois níveis: interno e externo. Internamente, são diagnosticados os pontos fortes e fracos. Já as oportunidades e as ameaças resultam de uma análise à envolvente externa à organização.

Vamos transpor esta ferramenta ao nível pessoal/individual. Já avaliou, ultimamente, quais são as suas forças? Fraquezas? Que oportunidades tem à sua disposição? Que ameaças estão no seu caminho para atingir os objetivos que pretende alcançar? A única regra para fazer tudo isto é que seja sincero e realista.

A intenção ao fazer uma análise SWOT pessoal é permitir-lhe conhecer-se melhor, que saiba identificar os seus pontos fortes e de melhoria, que defina o seu plano de ação por forma a vencer os seus obstáculos e dificuldades, bem como fortalecer as suas competências para atingir os seus objetivos/realizações/sonhos. Experimente e defina o seu plano pessoal estratégico!

Por: Ana Pinto, professora universitária e consultora em recursos humanos

Artigos Relacionados: