“Acreditamos que os jovens portugueses têm valor e talento”

A Marriott International pretende recrutar colaboradores para várias funções e, para tal, vai promover um Open Career Day, uma iniciativa que vai juntar cerca de 43 hotéis da cadeia internacional. O ponto de encontro será no Lisbon Marriott Hotel, já no próximo dia 23 de abril.
A Líder esteve à conversa com António Pinto, diretor RH da unidade hoteleira de Lisboa, sobre a importância desta ação de recrutamento global que pretende encontrar candidatos à procura de um novo emprego ou uma oportunidade para crescer profissionalmente numa das maiores empresas de hotelaria do mundo.

Líder (L): Quantos candidatos estão à espera de receber no próximo dia 23 de abril, no Lisbon Marriott Hotel?

António Pinto (AP): A nossa expectativa é recebermos entre 400 a 450 alunos e candidatos.

L: Porquê a decisão de realizar uma ação de recrutamento a nível global?

AP: Na Marriott International uma das prioridades da gestão estratégica é a criação de emprego que acompanha obviamente a expansão e o desenvolvimento da companhia à escala mundial. No Lisbon Marriott Hotel o que move a equipa de Recursos Humanos é a missão de dar a oportunidade a todos os portugueses que queiram abraçar uma carreira no setor do turismo.

L: Qual a importância desta iniciativa para Portugal?

AP: Acreditamos que os jovens portugueses têm valor e talento, pelo que para além de ajudar a combater o desemprego no escalão etário jovem, criamos uma dinâmica entre hotéis, uma vez que a Marriott International possui dez unidades hoteleiras em território nacional.

L: A quem se destina este Open Career Day?

AP: Maioritariamente a jovens licenciados no setor do turismo, mas igualmente a todos aqueles que procurem uma oportunidade de trabalho no mundo hoteleiro, daí a parceria que estabelecemos também com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

L: Algumas chefias e representantes das diferentes áreas dos vários hotéis vão estar presentes para receber os candidatos e informar dos objetivos a que se propõem. Do ponto de vista da liderança, este será também um dia marcante para os vários líderes da empresa?

AP: Efetivamente, e dada a dimensão do evento e do seu caráter internacional, é uma oportunidade enorme para todos os líderes funcionais do hotel estabelecerem ligações entre os seus pares na Marriott. Para além de que constitui, igualmente, uma oportunidade para poderem divulgar as suas iniciativas e estratégias inseridas dentro da cultura da Marriott International.

L: Que perfis mais valorizará a empresa durante o processo de seleção dos candidatos?

AP: Para nós, Recursos Humanos, o ponto fundamental é a atitude. Acreditamos verdadeiramente nos nossos métodos de formação, pelo que se o candidato transportar uma atitude positiva e construtiva são os condimentos necessários para poder alcançar o sucesso.

L: Enquanto empresa constantemente reconhecida como uma das melhores para trabalhar pela Great Place to Work, a marca “Marriott International” é sinónimo de excelência e exclusividade. Este reconhecimento acarreta, também, uma enorme responsabilidade? Não só com os clientes, mas também com todos os colaboradores, atuais e futuros?

AP: Sim, sabemos claramente da responsabilidade que assumimos, mas acreditamos também na qualidade dos Recursos Humanos que temos ao nosso dispor e que fomos moldando ao longo dos anos, criando uma cultura forte, virada para a excelência que designamos “Art of Hosting”, pelo que os nossos associados sabem que, com dedicação, podem alcançar os objetivos a que se propõem.
É esse sentimento de compromisso, e de desenvolvimento profissional via formação continua, que faz com que a nossa responsabilidade se traduza na excelência que praticamos.

Artigos Relacionados: