A proposta certa, o candidato certo

Atualmente, o mercado é liderado pelo candidato e existe um claro gap entre a lei da oferta e da procura. São cada vez mais os empregadores a querer recrutar e cada vez menos os profissionais a procurar emprego de forma proativa. O candidato tem noção desta realidade e não está disposto a mudar se as condições não forem atrativas.

No entanto, apesar da enorme dificuldade em recrutar talento, ainda é frequente os empregadores apresentarem propostas desalinhadas com a expectativa dos candidatos. Há uma série de ajustes que os empregadores têm de ter em consideração.

Numa primeira fase, é necessário uma mudança de mindset dos empregadores. Um empregador que inicia um processo de recrutamento deve ter em conta que os bons profissionais apresentam como expectativa um acréscimo salarial em média de 15% a 20%. Até porque os candidatos estão mais satisfeitos na sua situação atual, e para considerar uma mudança precisam de se sentir compensados.

De seguida, apresentar uma proposta abaixo das expectativas para nivelar por baixo a margem de negociação é uma má política. Um bom candidato que dedica o seu tempo e disponibilidade a participar num processo de recrutamento espera receber uma proposta justa e de acordo com as suas aptidões. Para além disso, um candidato que recebe uma proposta desajustada pode eventualmente perder a confiança no potencial empregador e ficar com a perceção que não é um candidato valorizado e que a empresa não faz questão de oferecer pacotes salariais adequados.

Por fim, é fundamental que o processo seja bem conduzido desde início – a ajuda de um especialista em recrutamento é crucial, para perceber as verdadeiras motivações do candidato, informar a empresa sobre as tendências do setor e ajudar a gerir todo o processo de negociação entre empregador e candidato.

Por: Paula Baptista, managing director da Hays Portugal

Artigos Relacionados:

Centro de preferências de privacidade

    Cookies necessários

    Publicamos cookies neste site para analisar o tráfego, memorizar as suas preferências, otimizar a sua experiência e apresentar anúncios.

    PHPSESSID, __gads, _ga, _gid, gdpr[allowed_cookies], gdpr[consent_types], wordpress_test_cookie, woocommerce_cart_hash, woocommerce_items_in_cart, _gat_gtag_UA_114875312_1
    IDE
    __cfduid