A melhor receita para ser um empreendedor com sucesso

Qualquer empresário, independentemente do seu setor de atividade, tem como principal objetivo alcançar o sucesso. Sobre o que é necessário para se ter sucesso, já muito foi dito, mas fica sempre a sensação de que a mais importante das questões, fica por responder: O que é um negócio de sucesso?

Será certamente a conjugação perfeita entre o crescimento sustentado, o tempo de vida de um negócio, clientes satisfeitos e colaboradores felizes e produtivos.

Um empresário de sucesso deve ter a capacidade de olhar para a equipa que lidera e identificar os pontos fortes de cada um dos seus elementos, percebendo de que forma os pode potenciar, em prol do sucesso coletivo. É o orgulho e a satisfação dos colaboradores que potencia o crescimento da organização.

Para um bom ambiente organizacional é essencial proporcionar as melhores condições aos colaboradores, disponibilizando-lhes espaços de trabalho que primem pelo saudável equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que se adaptem às exigências do mercado e à dimensão das empresas.

Para quem está no início da atividade, existe a possibilidade de optar por soluções com um custo-benefício acessível, como os escritórios virtuais.

No entanto, numa segunda fase de desenvolvimento da empresa, é necessário o empreendedor optar por um serviço mais completo, como o do cowork, que oferece serviços “chave na mão”. O sucesso dos negócios depende da atenção que os seus gestores dão ao core business das suas empresas e, por isso, há quem opte por deixar os aspetos administrativos do dia-dia com profissionais aptos para o efeito. A gestão da correspondência, o serviço de receção, a reserva e utilização de salas de reunião, os serviços de Internet e limpeza diária, bem como a utilização da copa e a reprografia são alguns dos serviços que um coworker pode usufruir no LEAP, mesmo dispondo de um budget reduzido para o efeito.

Para quem já tem um modelo de negócio consolidado, a procura de um espaço de trabalho deve considerar a opção de escritórios customizados à dimensão e necessidades da equipa. A localização, as acessibilidades, as condições e serviços disponibilizados no espaço, bem como o comércio e instituições existentes nas proximidades, são aspetos relevantes para o bem-estar dos colaboradores, que assim poderão aproveitar melhor o seu tempo. Também decisivo na escolha de um espaço de escritório é a possibilidade de estar inserido numa comunidade empreendedora, onde a partilha de ideias, opiniões e projetos, com elementos de outras empresas é um fator determinante para o natural desenvolvimento de um negócio.

Com as condições de trabalho ideais reunidas, há que criar agora um espírito positivo dentro da empresa, que permita aos talentos responder eficazmente aos desafios do dia-a-dia. Será necessário desenvolver ideias inspiradoras, transmiti-las com entusiasmo, fomentando a construção de uma equipa proativa.

Será necessário adicionar uma boa dose de inovação e criatividade, juntando, por fim, uma eficaz análise e gestão de risco, por forma a não desperdiçar as oportunidades que vão surgindo no mercado.

Um empreendedor deve ter sempre presente que o sucesso de um bom negócio se constrói diariamente!

Por: Ana Redondo, global manager do LEAP

Artigos Relacionados: