A edição de outubro da revista Líder já está nas bancas


A mais recente edição da Líder procura encontrar respostas para a questão central da Leadership Summit Portugal 2019: “Are we going together?”.

Estaremos a ir juntos neste caminhar acelerado para um mundo novo, global e digital? Estaremos a deixar alguém pelo caminho? As gerações mais velhas compreenderão o novo mundo e conseguirão integrar-se agora que passarão a viver mais anos? Estão os estados, as organizações, as empresas e as famílias preparadas para acolher a senioridade de forma digna e com retorno produtivo? E os que fogem dos seus países poderão fazer esta caminhada civilizacional de forma justa? E quem mais fica para trás quando o mundo é veloz e implacável? Como trazer para a frente quem, por razões extrínsecas, vai ficando pelo caminho? Finalmente, estaremos também a esquecer-nos do nosso planeta nesta busca incessante pelo novo e desconhecido? O que será da humanidade quando a Terra atingir o ponto de rutura sem retorno? Estas e outras questões são respondidas nos artigos que compõem o dossier principal desta edição.

Especial destaque para a grande entrevista com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que falou à revista Líder sobre os grandes temas abordados na cimeira de Liderança deste ano. Diversidade, ecologia, inteligência artificial vs. inteligência espiritual, ou saber quem está a ficar para trás e como lidar com esta realidade, foram algumas das questões a que o Chefe de Estado respondeu, sempre com o otimismo que lhe é apanágio.

Em destaque nesta edição está também o projeto Leadership – The Power of Giving Back, que se vai materializar num livro da autoria de Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies Portugal, baseado nas conversas que teve com o filósofo António de Castro Caeiro, a neurocientista Luísa Lopes e a maestrina Joana Carneiro. Através da Filosofia, da Música e da Neurociência, aprender a servir – ou a devolver – mais e melhor é o grande objetivo de uma liderança consciente, e a principal mensagem que este projeto pretende transmitir.

No dossier especial “Leading People”, o foco está na liderança no mundo digital e tecnológico, para tentarmos perceber quais as potencialidades e riscos que os líderes encontram nesta nova realidade mundial e que estilo de liderança precisam de adotar para terem sucesso na era digital. De salientar a entrevista ao CEO do Grupo Egor, Afonso Carvalho, que confessa estar entusiasmado com a desafiante fase profissional que está a viver, agradando-lhe bastante “a ideia de potenciar um grupo de pessoas sólido e altamente competente num mercado extremamente competitivo, mas que tem espaço e apetite para empresas que inovam, que criam valor e que entregam o que prometem”.

Por sua vez, o dossier “Leading Brands” aborda a relação das marcas com o ambiente e tenta perceber que importância tem a sustentabilidade para os consumidores quando têm de escolher um determinado produto ou serviço em detrimento de outro. Falámos também com Nuno Moura, Chief Marketing Officer da Federação Portuguesa de Futebol, o único português na lista de vencedores da edição de 2019 dos Leaders Sports Awards, que premeia os melhores talentos mundiais – organizações e indivíduos – que estão a inovar e a liderar a indústria do desporto.

Finalmente, no dossier “Leading Tech” tentamos descobrir de que forma a tecnologia pode ajudar-nos a salvar o nosso planeta e a resgatar todos aqueles que estão a ficar para trás.

Para saber mais sobre esta edição e as anteriores, subscreva AQUI a revista Líder.

Para ter acesso a novos conteúdos diários, visite o portal Líder Online e subscreva a newsletter.

Acompanhe ao momento todas as novidades nas páginas de Facebook, Instagram e LinkedIn.

Artigos Relacionados: